quinta-feira, 12 de abril de 2018

Casa da Fraga







O turismo na Serra da Estrela sofreu um significativo impulso com a Expedição Cientifica de 1881. O seu início foi o que é hoje denominado como Turismo de Saúde.
Penhas Douradas, a pequena aldeia que foi a primeira estância de montanha em Portugal, surgiu há mais de cem anos atrás. Em 1882, o santareno César Henriques mandou ali construir a Casa da Fraga, edificada sobre um enorme fragão, e onde viveu durante dois anos. Ele foi a primeira pessoa tísica a tratar-se na serra. Doente do conhecido médico Sousa Martins veio curar-se naquele local da tuberculose que padecia e daí nasceram os primeiros sanatórios, que deram origem à estância.

Primitivamente o local resumia-se a esta pequena casa, a “Casa da Fraga”, posteriormente outras casas e chalets foram sendo construídas, quase todas, para a mesma finalidade. Em 1958 fica concluída a estrada Seia Covilhã e começam as "romarias" à Torre e à Nossa Senhora da Boa Estrela.
Mais recentemente foram sendo erguidas nas Penhas Douradas casas de montanha em alvenaria e com característicos telhados pontiagudos, algumas delas pintadas com cores vivas, destacando-se na paisagem dominada pelos fraguedos graníticos e pela densa mancha de pinheiros-silvestres.



Casa da Fraga, Serra da Estrela, inícios séc. XX









Fonte Foto 1:
http://porfragasepragas.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário