quarta-feira, 16 de maio de 2018

O Meu Galo na Púcara



Ingredientes:
1 Galo limpo de 2,5kg
15 Cebolas pequeninas
5 Dentes de alho
QB de Azeitonas variadas
200gr de Tomate Cereja
1 Copo de Vinho Branco
1 Copo de Vinho do Porto branco
1 Copo de Whisky
1 Ramo de Cheiros (rosmaninho, tomilho, salsa, salva)
1 Malagueta fresca
1 Limão raspa e sumo
1 Colher de sopa de manteiga
Azeite
Sal
Pimenta-preta


Preparação:
Parta o galo aos pedaços eliminando parte da pele, tempere com sal e pimenta-preta moída na hora, junte a raspa e o sumo do limão e mexa muito bem, cubra a taça com um pano e coloque num lugar fresco por 2 horas para marinar.
Passado este tempo comece a preparar todos os ingredientes e junte-os num tacho ou Púcara de barro própria de ir ao forno. Em primeiro descasque as cebolas e coloque-as na púcara, junte os alhos e a malagueta apenas esmagados, junte também os tomates cereja assim como as azeitonas, reserve.
Coloque uma frigideira ao lume com um fio de azeite e a manteiga assim que derreta junte pedaços de galo para selar e caramelizar a superfície do galo. Assim que este esteja dourado de todos os lados disponha-o na púcara, repita o processo até terminar o galo.
Na frigideira onde selou o galo junte o Vinho branco, o Vinho do Porto, o Whisky e também o líquido que restou da marinada, com uma espátula mexa bem de forma a libertar todos os sabores que estão agarrados à frigideira, assim que estes levantem fervura verta-os por cima do galo, junte o raminho de cheiros e tempero com mais um pouco de sal e pimenta-preta e regue com um fio de azeite, tape com o testo de barro e leve ao forno médio durante 2 horas e vá verificando temperos e cozedura.
Sirva acompanhado de legumes, arroz de forno e batatas assadas no forno.



Simplesmente Irresistível, Divinamente Perfeito!!!


Sejam Felizes!!!


Fonte original todos os direitos reservados a: http://cozinhadosneves.blogspot.pt/
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário