quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Entradas gratuitas em museus e degustação de produtos regionais marcam Dia Internacional do Turismo





Celebrado anualmente a 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo tem como objetivo "alertar a comunidade global para a importância do turismo a nível social, político e económico, sublinhando o vasto potencial do setor do turismo como agente de mudança positiva nos países e comunidades de todo o mundo".


Turismo e a transformação digital é o tema do Dia Mundial do Turismo (WTD) deste ano. Os avanços digitais estão a transformar a forma como nos ligamos e nos informamos, o nosso comportamento e a incentivar a inovação e o aparecimento de estratégias de crescimento sustentáveis e responsáveis.















Turismo Centro

 
O Turismo Centro de Portugal anunciou que vai realizar um conjunto de eventos e iniciativas comemorativas do Dia Mundial do Turismo, que se celebra na quinta-feira, dia 27 de Setembro. Este ano, o tema determinado pela Organização Mundial de Turismo para este dia é “O Turismo e a Transformação Digital”.
Os visitantes dos postos de turismo do Centro de Portugal vão ser surpreendidos por diversas iniciativas gratuitas que acontecerão neste dia. O destaque vai para massagens, oferecidas pela Termas Centro, degustações de produtos regionais, showcooking e oferta de merchandising, entre outras ações promocionais.
Além destes momentos nos postos de turismo, oferecidos pelo Turismo Centro de Portugal, toda a região vai realizar iniciativas culturais diversas, promovidas pelos municípios e pelas empresas de animação turística que operam no território.



Madeira

O Museu da Eletricidade, a Casa Museu Frederico de Freitas, o Museu Etnográfico da Madeira, Museu de Arte Sacra (Acesso gratuito à Torre, mediante entrada paga no Museu), o Museu do Brinquedo da Madeira, o Museu Militar da Madeira, o Museu de História Natural do Funchal, o MUDAS. Museu de Arte Contemporânea – Calheta, e a Casa Museu Colombo – Porto Santo, são os museus que terão entrada gratuita esta quinta-feira na Madeira.

Com entradas gratuitas vão estar ainda os Jardins da Quinta Vigia, os Jardins do Palheiro, o Parque Temático da Madeira (Desconto 20% entrada), o Universo de Memórias João Carlos Abreu, o Núcleo Museológico Rota da Cal – São Vicente, e a Companhia dos Engenhos do Norte – SORUM – Porto da Cruz.

No Funchal este dia é assinalado com uma mesa redonda, no Teatro Municipal Baltazar Dias, pelas 18h00, com o tema ‘Que Turismo Queremos?’. No Mercado dos Lavradores os turistas vão ser recebidos com uma mensagem de boas-vindas e ainda flores.

No âmbito das comemorações do turismo os turistas vão ser recebidos com brindes e flores, através da iniciativa ‘obrigada pela sua visita’, onde também será possível fazer degustação de produtos regionais, na Avenida Arriaga e no Aeroporto da Madeira.
A degustação de produtos regionais vai decorrer na Avenida Arriaga e no Aeroporto da Madeira.









Vila do Conde

 
Na Loja Interativa de Turismo, no Posto de Turismo e no Albergue de Santa Clara será entregue um voucher que permitirá visitar os vários núcleos museológicos da cidade.

Para além do voucher, será também oferecido um kit promocional de Vila do Conde e servido um Porto de Honra com degustação de pão doce tradicional e de doces conventuais.


Chaves

Chaves vai promover duas visitas-guiadas ao Museu das Termas Romanas, em dois períodos do dia, nomeadamente às 10h30 e às 15h30, bem como entrada gratuita em todas as secções do Museu da Região Flaviense e desconto de 50% no bilhete de entrada no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.




Castro Marim

A Câmara de Castro Marim leva turistas numa visita à vila


A Câmara Municipal de Castro Marim vai assinalar amanhã, quinta-feira, 27, o Dia Mundial do Turismo, com uma visita gratuita aos principais pontos da vila destinada aos turistas.

Procurando uma maior adesão à iniciativa, e numa sinergia de recursos, a autarquia coloca à disposição dos turistas hospedados nos principais hotéis do Baixo Guadiana o transporte Linha Azul, um projeto municipal lançado em junho que pretende aproximar os visitantes do património material e imaterial do concelho.

A visita passa pelo Castelo, Revelim de Santo António, Casa do Sal e Mercado Local, um roteiro que salienta essencialmente o conhecido património histórico da vila castromarinense, mas sem esquecer as delícias gastronómicas, com degustações de produtos locais pelos vários sítios.

A visita termina pelas 13:00 horas, no Mercado Local de Castro Marim, onde os turistas podem também contactar com os diferentes tipos de artesanato do concelho, como a tecelagem ou a empreita.

“Hoje, o despertar emoções e sentidos é determinante na construção da memória de um destino. É isso que queremos despertar a quem nos visita e fazer sempre lembrar Castro Marim, esta terra cheia de histórias”, refere, em comunicado, a vice-presidente da autarquia, Filomena Sintra, sobre a iniciativa.


Faro
 
Faro com várias iniciativas
A capital algarvia,comemora o dia com algumas iniciativas dirigidas aos turistas, promovidas pelo município de Faro.

A presença de promotoras com molduras fotográficas alusivas ao dia, que interagirão com os visitantes, oferecendo uma recordação da sua passagem por Faro, é uma das principais iniciativas.

As promotoras estarão no mercado municipal, entre as 9:00 horas e as 12:00, e no Arco da Vila, entre as 14:00 e as 18:00.

No jardim Manuel Bivar, o município vai apoiar a realização de uma ação de tricotar, organizada pela Fundação Três Culturas, no âmbito do programa comunitário Europa Criativa, a partir das 11:00.

Esta iniciativa junta um grupo de 20 visitantes espanhóis a mais 20 portugueses, que durante duas horas vão tricotar em conjunto, ao ar livre, convidando quem passa a aprender a tricotar.

O trabalho resultante será colocado/enrolado nas correntes na marina, em género de corrente de partilha e de oferta à cidade.


Albufeira


A Câmara Municipal de Albufeira prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, com um dos eventos mais aguardados: a apresentação do programa que irá animar o Fim de Ano de Albufeira, um marco no calendário nacional nessa época do ano. A iniciativa vai ter lugar na Sala Azul do Inatel Praia Hotel, pelas 17h30, e irá contar com os protagonistas da noite de Fim de Ano, celebrada na Praça dos Pescadores.

Durante o Dia Mundial do Turismo, quem tiver curiosidade em conhecer o Museu Municipal de Arqueologia poderá fazê-lo de forma gratuita. Além da exposição permanente e do espólio do Museu, poderá ainda apreciar a mostra temporária "Albufeira, por Artur Pastor", que estará patente até 16 de dezembro. A exposição é centrada no fotógrafo de referência Artur Pastor que estabeleceu com o território algarvio, e em particular, com Albufeira, uma relação especial. Vinte anos após Artur Pastor ter realizado a sua última exposição, pretende-se mostrar parte do seu percurso e prestar uma homenagem ao legado que deixou para o concelho de Albufeira. A exposição é composta por dois núcleos expositivos, “Locais com Histórias” apresentada no Arquivo Histórico e “O mar e as suas gentes” presente no Museu. Cada uma das 77 imagens apresentadas transporta não só a sua visão, mas o encontro de várias histórias que ajudam a compreender e a interpretar a paisagem, a arquitetura, as pessoas e os modos de vida de Albufeira. O Museu está aberto das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 às terças, sábados e domingos e das 9h30 às 17h30 às quartas, quintas e sextas, encerrando à segunda-feira.

No Museu de Arqueologia, bem como noutros espaços culturais do concelho serão distribuídos postais alusivos à cidade de Albufeira.


Portimão

 
Município de Portimão, promove um conjunto de iniciativas com participação gratuita, junto do público residente e visitante.

Às 10h00, são dinamizadas duas caminhadas de aproximadamente quatro quilómetros, por Portimão e Alvor, em percursos com paisagens imperdíveis. Os pontos de concentração e partida têm no Jardim 1º Dezembro e no Complexo Desportivo de Alvor, respetivamente, e não carecem de inscrição prévia.

Por sua vez, para os residentes e visitantes que procurem ‘mergulhar’ na história desta cidade piscatória, a partir das 10h30, é dinamizada uma visita ao centro histórico de Portimão, com partida do Posto de Turismo Municipal.

A Quinta Pedagógica de Portimão, espaço didático e recreativo que reúne um conjunto de atividades relacionadas com o quotidiano do mundo rural, também se associa a esta comemoração e, a partir das 11h00, dinamizará um atelier de culinária bem especial, de como fazer pão com chouriço, que será posteriormente cozido no forno de lenha deste equipamento e degustado.

Os interessados em participar no passeio pelo centro histórico ou neste atelier de culinária, deverão efetuar, até ao dia 26 de Setembro, uma inscrição prévia no Posto de Turismo Municipal, situado no edifício do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Largo 1.º de Dezembro, ou através do email: info@visitportimão.com ou telefone 282 402 487.

O Posto de Turismo Municipal abrirá, como habitualmente, para acolher os muitos visitantes que por esta altura escolhem Portimão como destino turístico à procura dos encantos do “verão de Outono” e, a partir das 15h00, e até às 17h00, recebe uma mostra e degustação de vinhos locais, em parceria com o produtor local “Herdade dos Pimentéis”.

Ainda durante o dia 27 de setembro, a entrada no Museu de Portimão será gratuita, funcionando este equipamento das 10h00 às 18h00 e, para os amantes da emoção e adrenalina, o Autódromo Internacional do Algarve oferece, neste dia, 25% de desconto em todos os alugueres individuais de karts, acima dos 5 minutos.

Loulé
 
Loulé dedica Dia Mundial do Turismo ao património e criatividade

Ao longo do dia, quem visitar a cidade será recebido na Alcaidaria do Castelo com uma degustação de bolos e licores regionais. Nesse dia, a entrada para o Museu será gratuita e os interessados poderão participar em diversos workshops da programação do projeto Loulé Criativo que irão decorrer entre as 11h00 e as 18h00.

Na parte da manhã, as comemorações começarão às 11h00, com uma atividade dinamizada pelo Atelier Mão que propõe ensinar a construir um cálamo e desenhar algumas peças expostas no Museu.

Às 15h00, Ana Figueiras, gastrónoma do projeto, irá desvendar alguns segredos para a confeção e moldagem dos tradicionais queijinhos de figo, elemento essencial da doçaria regional.

Às 16h00, o Loulé Coreto Hostel dinamizará uma atividade dedicada à gastronomia local: confecionar bolachas azeiteiras.

No final da tarde, o programa de workshops irá encerrar com uma atividade de pinturas da ca, em que os participantes irão desenhar os canteiros do Castelo.

Para o período da noite o ponto de encontro está marcado para as 21h00, no Museu Municipal, para um passeio à descoberta do “Património ao Luar” da Zona Histórica de Loulé, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

Todas as iniciativas têm lugar no âmbito do evento “O Desassossego dos Arcos”, a decorrer até ao próximo dia 30 de setembro, e são de participação gratuita com inscrição através do loulecriativo@cm-loule.pt . Mais informações através do telefone 289 400 894.

Turistas que aterram no aeroporto de Faro vão levar fotografias polaroides para casa


Os turistas que chegarem ao Algarve pelo aeroporto de Faro na próxima quarta-feira, 27, Dia Mundial do Turismo, vão poder levar uma fotografia para casa do momento em que pisaram pela primeira vez o solo algarvio.

A iniciativa é promovida pela Região de Turismo do Algarve (RTA), que desta forma simbólica celebra o Dia Mundial do Turismo com os milhares de passageiros que aterram por dia na infraestrutura aeroportuária.

De manhã, entre as 9:30 e as 12:30 horas, os turistas desembarcados encontrarão à sua espera molduras alusivas ao Algarve onde poderão ser fotografados.

Instantes depois terão nas mãos a polaroide que mais tarde os ajudará a recordar a história da viagem que fizeram ao maior destino de férias de Portugal.

“Esta ação simbólica permite-nos registar a passagem pela região daqueles que todos os anos contribuem para a notoriedade e a performance do Algarve enquanto destino turístico. É uma forma de lhes agradecermos por nos terem escolhido e de festejarmos o Dia Mundial do Turismo com quem o faz acontecer”, afirma, em comunicado, o presidente da RTA, Desidério Silva, que estará no aeroporto para acolher os turistas, entre as 10:30 e as 11:00.

Além dos photoflyers, a RTA distribuirá material promocional e brindes no balcão que estará na zona de chegadas, à semelhança de edições anteriores do Dia Mundial do Turismo, efeméride criada pela Organização Mundial do Turismo em 1980 para assinalar o contributo do setor para a economia.


Lisboa



A Confederação do Turismo de Portugal organiza a 4ª edição da Cimeira do Turismo que terá lugar no Teatro São Luís, assinalando o Dia Mundial do Turismo.



No Dia Mundial do Turismo, 27 de Setembro, a Confederação do Turismo de Portugal apresenta no Teatro São Luis a 4ª edição da Cimeira do Turismo.
O programa, que tem vários temas em destaque, contará também com as presenças de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Fernando Medina, Carlos Moedas, António Horta Osório, e outros.

Um dos temas em destaque será o aeroporto de Lisboa é que contaráno debate com os presidentes da ANA, NAV, TAP, ANAC e ainda o Coordenador do Projecto de Expansão Aeroportuária de Lisboa



A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) reuniu um numero considerável de oradores nacionais e internacionais com o objectivo de debater os temas estruturantes para a esta actividade, como o novo Aeroporto de Lisboa, a gestão dos destinos turísticos e o valor da marca Portugal.


“O Turismo Primeiro: Sucessos do Presente. Desafios de Amanhã” é o mote desta quarta edição da Cimeira do Turismo, evento que constitui um importante momento de reflexão e diálogo sobre o Turismo.


Na sessão de abertura estarão presentes o Primeiro Ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e o presidente da Carlos Moedas, Comissário Europeu, fará a sua intervenção no início da manhã.


“Portugal sabe o Valor da sua marca?” é o tema do primeiro painel que será conduzido pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que irá moderar a conversa entre jornalistas.


“A afirmação do Turismo no Espaço Europeu” irá contar com as intervenções de Eduardo Santander, director Executivo do European Travel Commission, Tim Fairhurst, director of Policy at European Tourism Association e Christian Gsodam, Adviser to the EU Council President.
A moderação será da responsabilidade da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar.

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, fará o encerramento da sessão da manhã.


A tarde será preenchida com temas como o aeroporto de Lisboa, a atracção de talento para o Turismo, a gestão de destinos turísticos e as perspectivas económicas nacionais e europeias.

“A gestão dos destinos turísticos” tem início pelas 14:45 com a apresentação do estudo da PWC sobre esta temática, seguindo-se uma conversa entre o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo.


“Como atrair talento para o Turismo?” será a questão colocada por Adília Lisboa, presidente da Direcção da ARHCESMO a Fernando Neves de Almeida, presidente da Boyden.

O painel “A urgência de um novo aeroporto para Lisboa” contará com a participação de Duarte Silva, coordenador do Projecto de Expansão Aeroportuária de Lisboa, Thierry Ligonnière, CEO da ANA, Jorge Ponce Leão, presidente da NAV, Antonoaldo Neves, presidente Executivo da TAP, e Luís Silva Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da ANAC.


O presidente do Lloyds Banking Group, António Horta Osório, irá intervir pelas 17:30 e irá reflectir sobre “Perspectivas Económicas para Portugal e Europa”.

O Marcelo de Rebelo de Sousa, presidente da República presidirá à sessão de encerramento, que terá lugar pelas 18:00.

Pela quarta vez na sua história, a Confederação do Turismo de Portugal realiza a Cimeira do Turismo Português, um evento que apela à reflexão e ao debate construtivo sobre uma das actividades mais relevantes para o crescimento da economia em Portugal.

O Teatro Municipal S. Luiz acolhe a edição deste ano, que acontece a 27 de Setembro e assinala, como é habitual, o Dia Mundial do Turismo.





Sem comentários:

Publicar um comentário