A Estação de São Bento é uma pérola do Porto sendo mesmo considerada a sala de visitas da cidade.
É possível que já lá tenha entrado várias vezes mas sabe tudo o que há para saber sobre a Estação de São Bento?
A construção de S. Bento, no local onde se encontrava o mosteiro de São Bento de Ave Maria, não foi fácil. Era preciso prolongar a linha de Campanhã, longe do centro da cidade e com um elevado movimento de passageiros e mercadorias. O plano de construção para a nova estação foi apresentado em 1887, sofreu sucessivos adiamentos e só em 1896 começou a funcionar de forma provisória e sem gare.
O projeto da estação terá começado em Paris, quando Marques da Silva escolheu o tema Gare Central para o seu trabalho de fim de curso. Ainda hoje ninguém fica indiferente à fachada de influência francesa, estilo Beaux Arts, sendo uma das obras mais notáveis do arquiteto do Porto.
O átrio está coberto por 20 mil azulejos Arte Nova, produzidos na Fábrica de Sacavém, da autoria do pintor Jorge Colaço. A maioria relata acontecimentos históricos: do lado esquerdo, o Torneio de Arcos de Valdevez (séc. XII), a apresentação de Egas Moniz com a mulher e os filhos ao rei de Leão (séc. XX); do lado direito, a entrada de D. João II no Porto para celebrar o seu casamento com D. Filipa de Lencastre (séc. XIV) e a conquista de Ceuta pelo Infante D. Henrique (séc. XV).
Actualmente a Estação Ferroviária de São Bento é a estação ferroviária mais movimentada do Porto, daí garantem-se ligações para o centro do Porto, bem como para as linhas do Norte, do Douro e do Minho, e para os ramais de Braga e Guimarães.
Local: Praça de Almeida Garrett, 4000-069 Porto
Tel.: +351 707210220
Website: http://infraestruturasdeportugal.pt
Horário: todos os dias 05:00-01:00
Custo: Gratuito(-)
Uma maravilha obra de arte !
ResponderEliminaramei,sai de Porto, a Guimarães.onde nasceu ,Portugal ,passeio lindo.
EliminarLinda! Com certeza irei conhecer
EliminarUauuuuu... muito lindo, mais a história... quem sabe um dia eu possa viajar e conhecer.. Tudo é possível...
EliminarD.Joao I, o Mestre de Aviz. Nao João II...
ResponderEliminarEGAS MONIZ SECULO XX ???
ResponderEliminarMaravilha. Com certeza vou conhecer.
ResponderEliminarRealmente maravilhosa. Imperdível em uma viagem ao Porto.
ResponderEliminarE simplesmente uma obra fantástica de grande apuro e que reflėte a grandura da Arte..
ResponderEliminarÉ maravilhosa!!
ResponderEliminarÉ uma sala lindíssima, comparo, embora de estilos diferentes, com a sala da Rocha conde de Óbidos, no cais de Alcântara em Lisboa e ainda bem que o texto acima não se encontra lá em S. Bento, pois é só erros de troca de nomes.
ResponderEliminarEgas Moniz,o Aio,Século XII,Mestre de Afonso Henriques e D.João I,Mestre de Avis que casou com D.Filipa de Lencastre,Século XIV
ResponderEliminarQuando vou a Lisboa fico no Seixal a uma estação de comboio no Seixal haverá sempre de la comboio para o Porto ?
ResponderEliminarJá tive o privilégio de conhecer, mto linda, tao diferente das estações do Brasil. Parabéns a quem idealizou
ResponderEliminarA estação de S. Bento é única!
ResponderEliminarConheço! É belíssima!
ResponderEliminarPassei na estação 1962. Para Lisboa para .Embarcar para o Brasil . Saudades .
Eliminar