segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Estação de São Bento: uma das mais bonitas do Mundo




A Estação de São Bento é uma pérola do Porto sendo mesmo considerada a sala de visitas da cidade.

É possível que já lá tenha entrado várias vezes mas sabe tudo o que há para saber sobre a Estação de São Bento?





A construção de S. Bento, no local onde se encontrava o mosteiro de São Bento de Ave Maria, não foi fácil. Era preciso prolongar a linha de Campanhã, longe do centro da cidade e com um elevado movimento de passageiros e mercadorias. O plano de construção para a nova estação foi apresentado em 1887, sofreu sucessivos adiamentos e só em 1896 começou a funcionar de forma provisória e sem gare.

O projeto da estação terá começado em Paris, quando Marques da Silva escolheu o tema Gare Central para o seu trabalho de fim de curso. Ainda hoje ninguém fica indiferente à fachada de influência francesa, estilo Beaux Arts, sendo uma das obras mais notáveis do arquiteto do Porto.





 



O átrio está coberto por 20 mil azulejos Arte Nova, produzidos na Fábrica de Sacavém, da autoria do pintor Jorge Colaço. A maioria relata acontecimentos históricos: do lado esquerdo, o Torneio de Arcos de Valdevez (séc. XII), a apresentação de Egas Moniz com a mulher e os filhos ao rei de Leão (séc. XX); do lado direito, a entrada de D. João II no Porto para celebrar o seu casamento com D. Filipa de Lencastre (séc. XIV) e a conquista de Ceuta pelo Infante D. Henrique (séc. XV).








Actualmente a Estação Ferroviária de São Bento é a estação ferroviária mais movimentada do Porto, daí garantem-se ligações para o centro do Porto, bem como para as linhas do Norte, do Douro e do Minho, e para os ramais de Braga e Guimarães.






Local: Praça de Almeida Garrett, 4000-069 Porto
Tel.: +351 707210220
Website: http://infraestruturasdeportugal.pt
Horário: todos os dias 05:00-01:00
Custo: Gratuito(-)

11 comentários:

  1. Respostas
    1. amei,sai de Porto, a Guimarães.onde nasceu ,Portugal ,passeio lindo.

      Eliminar
  2. D.Joao I, o Mestre de Aviz. Nao João II...

    ResponderEliminar
  3. Realmente maravilhosa. Imperdível em uma viagem ao Porto.

    ResponderEliminar
  4. E simplesmente uma obra fantástica de grande apuro e que reflėte a grandura da Arte..

    ResponderEliminar
  5. É uma sala lindíssima, comparo, embora de estilos diferentes, com a sala da Rocha conde de Óbidos, no cais de Alcântara em Lisboa e ainda bem que o texto acima não se encontra lá em S. Bento, pois é só erros de troca de nomes.

    ResponderEliminar
  6. Egas Moniz,o Aio,Século XII,Mestre de Afonso Henriques e D.João I,Mestre de Avis que casou com D.Filipa de Lencastre,Século XIV

    ResponderEliminar
  7. Quando vou a Lisboa fico no Seixal a uma estação de comboio no Seixal haverá sempre de la comboio para o Porto ?

    ResponderEliminar