quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Talasnal - Descobrir esta aldeia representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies.




Talasnal 

Aqui reina a natureza...

Está é, desde há muito, a Aldeia do Xisto da Serra da Lousã que tem dado mais visibilidade e carisma ao conjunto. Pela sua dimensão e disposição, mas também pelos muitos pormenores das recuperações das suas casas. E também pela forma como a aldeia nos seduz pela boca.


A fonte e o tanque emitem a melodia que acompanha a nossa visita. As casas decoram-se com os ramos das videiras.


A ruela principal acompanha o declive da encosta, num percurso íngreme. Dela derivam quelhas e becos, que criam um ambiente de descoberta que todos gostam de explorar à espera da surpresa de um novo recanto.


Descobrir esta aldeia representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies. Aqui reina a Natureza, sensível, que pede respeito. Mas que permite inúmeras possibilidades de lazer e de desportos ativos. Aqui sente-se o pulsar da terra e a sua comunhão com os homens quando se avistam ao longe as aldeias. Parecem ter nascido do solo xistoso, naturalmente, como as árvores.























A melhor forma para chegar:

Partindo de Lisboa, siga a norte pela A1, A13 e N342. São, aproximadamente, 210 km de trajeto – pouco mais de 2h.

Da cidade do Porto são cerca de 140 km, também pelas mesmas estradas, mas no sentido sul.

De Coimbra são 40km de distância via N17 e N236.

Ao chegar à vila da Lousã verá as indicações com placas bem sinalizadas para Talasnal.

8 comentários:

  1. VISITAR ALDEIAS DESTA NATUREZA É MERGULHAR NUM PASSADO DE PAZ E TRANQUILIDADE. É CRER QUE AINDA HOJE PODE-SE VIVER COM A SIMPLICIDADE DE ÉPOCAS PASSADAS COM GENTE HUMILDE E HONROSA.PORTUGAL É LINDO. J.J.MONTEIRO FERNANDES

    ResponderEliminar
  2. Ainda não conheço mas parece-me maravilhoso. Um dia destes quero lá ir. Há onde ficar e comer?

    ResponderEliminar
  3. eu gostaria de de saber como chegar con autocarro. obrigada

    ResponderEliminar
  4. Imagens maravilhosas que nos faz ter vontade de visitar.

    ResponderEliminar
  5. Já tive o privilégio de conhecer esta bela aldeia. Sentimos muita calma e paz interior pois é um local onde a calma predomina. Aconselho...

    ResponderEliminar