Quantas histórias guarda a livraria mais antiga do mundo? Ninguém sabe, nem pode saber. Porque são incontáveis as memórias de uma casa com quase 300 anos. Refúgio de escritores, revolucionários e conspiradores, o n.º 73 da rua Garrett está no Guiness Book.
Considerada uma das mais emblemáticas livrarias portuguesas, a Bertrand da baixa pombalina foi oficialmente distinguida pelo Guiness Word Records como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento.
A primeira Bertrand, fundada por Pedro Faure em 1732, abriu portas na Rua Direita do Loreto, em Lisboa. Mais tarde, em 1755, quando já era o genro de Faure, Pierre Bertrand que dirigia a livraria foi instalar-se junto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades por causa do Grande Terramoto. Dezoito anos depois, em 1773, a Bertrand voltou a abrir as portas na já reconstruída baixa pombalina. No texto de José António Saraiva, “Bertrand – a história de uma editora” é-nos dito pelo historiador que a Bertrand teve 11 nomes e conheceu quatro moradas.
Fonte:http://ensina.rtp.pt
Será? É interessante: nós, os portugueses, que tantas vezes fomos pioneiros, hoje estamos na rectaguarda...
ResponderEliminarÉ a minha Livraria há cerca de 50 anos. Quando subia o Chiado até a Brasileira entrava sempre.
ResponderEliminarTem muita mistica e um cheiro especial.
Estive lá e achei muito interessante.Realmente uma preciosidade.
ResponderEliminarE a livraria Lelo , quantos anos tem?
ResponderEliminarMuito recente.
ResponderEliminarA Livraria Lello remonta ao inicio do séc.XX, abriu em 1906.