quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Sever do Vouga é uma vila bafejada pela natureza. A capital do mirtilo é uma caixinha de surpresas.




Sever do Vouga,  Capital do Mirtilo,  é uma vila pequena, mas cheia de encantos. O verdejante parque municipal convida-o a um passeio tranquilo ou a um momento de descontracção.

Ao lado do parque, o Museu Municipal, baseado num conceito de museografia digital, dá-lhe a conhecer a história do município bem como o seu património natural e cultural de uma forma envolvente, atrativa e inovadora.

Junto ao jardim municipal encontrará a Casa do Artesão, um espaço de promoção e venda do artesanato e produtos locais de Sever do Vouga, que funciona, também, como posto de turismo.


Deixe-se levar pelo aroma dos doces regionais de Sever do Vouga, ao passar à porta de uma das confeitarias locais e perca-se na degustação dos doces sabores a mirtilo.
 
 



Explore o exuberante vale do Vouga

O verde das paisagens é o que primeiro lhe saltará à vista, mas ao prosseguir a sua descoberta vai encontrar muito para ver e fazer ao longo deste magnífico vale:


Sente-se descontraidamente na esplanada do Paradela Eco Café, instalado na antiga estação de comboios, antes de se aventurar, a pé ou de bicicleta, pela pitoresca Ecopista de Sever do Vouga.


Ao longo da ecopista, construída sobre a pitoresca e extinta linha ferroviária do Vouga, vai ter oportunidade de passar por diversos túneis, contemplar as paisagens que envolvem o rio Vouga, observar a biodiversidade protegida pelo Sítio da Rede Natura 2000 “rio Vouga”, e atravessar a lindíssima Ponte do Poço de Santiago.
 
 



Se seguir na ecopista, na direção de Cedrim, vai poder contemplar belíssimas paisagens rurais, canastros, eiras e os característicos laranjais de Sever do Vouga.


Na época balnear sugerimos-lhe que passe um dia na Quinta do Barco, uma estância fluvial com Bandeira Azul, vigiada, acessível a pessoas com mobilidade reduzida e Bandeira de grau da Quercus.


A montante da ecopista e da Quinta do Barco, na freguesia de Couto de Esteves, vai deparar-se com a grandiosa albufeira de Ribeiradio cujas águas banham a tradicional aldeia dos Amiais, classificada como “Aldeia de Portugal”.


Contacte as empresas de animação turística local, se pretender realizar atividades de desporto aventura no rio Vouga ou na sua grandiosa albufeira, nomeadamente canoagem e stand up paddle.


Faça um passeio arqueológico pelas serras do Arestal e das Talhadas


Sever do Vouga é um verdadeiro Museu Aberto do Passado, albergando alguns excelentes exemplares de monumentos e vestígios arqueológicos, sobretudo monumentos megalíti
cos.


Explore alguns dos caminhos antigos que atravessam as serras do Arestal e das Talhadas e descubra, entre outros, a Anta da Cerqueira, o Forno dos Mouros, o Dólmen2 de Chão Redondo, a Anta do Poço dos Mouros, a Sepultura do Rei, a Anta da Capela dos Mouros e a Via Romana da Ereira. Para sua melhor orientação consulte o itinerário IX e o itinerário X que lhe propomos na secção “O que fazer”.
 
 
Visite a Feira do mirtilo:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário