sábado, 23 de fevereiro de 2019

Festas do Povo de Campo Maior....um deslumbre de cores e flores.






As Festas do Povo consistem na ornamentação das ruas de Campo Maior, maioritariamente no Centro Histórico. Para o enfeite das ruas são usadas flores de papel e outros objectos em cartão e papel, feitos artesanalmente pela população. Este evento tradicional único já alcançou elevada notoriedade, tanto a nível nacional, como internacional. Sendo estas festas são sobejamente conhecidas, também, como Festas dos Artistas ou Festas das Flores.









 

Esta celebração, por tradição, só acontece quando o povo assim o desejar, dado que a realização da mesma depende maioritariamente do voluntariado e da força de vontade dos habitantes de Campo Maior – Campomaiorenses. A preparação das festas é realizada autonomamente por cada rua, sendo mantido em segredo o trabalho desenvolvido em cada uma delas. Mesmo para amigos e familiares dos moradores, os enfeites só são dados a conhecer na noite da “enramação” – a noite em que se enfeitam as ruas.













A diversidade encontrada nas ruas “enramadas” é surpreendente, de beleza inigualável. É sem dúvida de vangloriar e enaltecer um trabalho que demora em média sete meses a ser realizado, para numa única noite ser aplicado a cada rua, correspondentemente. Na manhã que marca o início de mais uma edição das Festas, a vila raiana acorda transformada num autêntico jardim em flor.











A origem destas festas tem por base o culto a S. João Baptista, constituído padroeiro de Campo Maior desde o século XVI. Começando a tradição de decorar as ruas no ano 1909. Este é o ano que marca o início das Festas do Povo.

A realização desta celebração contou sempre com grande irregularidade, quer por questões políticas, quer por meros caprichos da fortuna.

As comemorações em honra do Precursor de Cristo começaram-se a realizar no século XVIII. Tendo por base o agradecimento ao santo ter protegido e salvo Campo Maior nas aflições de um cerco por tropas invasoras, na eminência de invasão e assalto à povoação, em contexto da Guerra de Sucessão de Espanha.













Tal como acontece com outros factos e acontecimentos históricos, as Festas do Povo de Campo Maior têm sido explicadas de diversas formas, contando sempre com alguma fantasia. Admite-se então que as Festas teriam nascido numa determinada rua da vila, a Rua Nova, e ligadas à actividade de um grupo das gentes da mesma – os contrabandistas. Embora nenhum documento ou facto conhecido possa confirmar semelhante afirmação, toma-se como dado adquirido que o contrabando foi sempre uma actividade importante em Campo Maior, natural das povoações na cercania com Espanha.


Como facto comprovado, os contrabandistas, em anos prósperos, tinham por hábito festejar, procedendo à organização de um desfile e um arraial em honra de S. João Baptista (São Joãozinho), que assumiam como protector da sua arriscada actividade.
















 Fonte: daqui

12 comentários:

  1. Maravilhoso esta festa em Campo Maior <3

    ResponderEliminar
  2. Estive nesta bela festa, em 1998... Ficamos todos maravilhados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se realiza?è fácil alojamento?

      Eliminar
    2. já vi muita coisa mas nunca vi nada semelhante! é fantástico, recomendo.

      Eliminar
  3. Estive la com um grupo de 50 pessoas em 2015 e lindo de ver

    ResponderEliminar
  4. Este ano vai haver ? Se sim em que data, pois nestes últimos anoa tenho ido, gostava de saber para me programar.

    ResponderEliminar
  5. A onde fica Campo Maior ???ha muitos anos que esotu no estrangeiro. Tenho uma pequena ideia e, perto de Lisboa?? e em que datas fiquei maravilhada so com as fotos que encanto.

    ResponderEliminar
  6. MARAVILHOSA ESTA GENTE ESTA DE PARABENS

    ResponderEliminar