segunda-feira, 22 de abril de 2019

A praia de Salir do Porto tem a maior duna de Portugal



 

A altura da duna de Salir é de 50 metros e é raro ver alguém que consegue chegar ao topo sem fazer, pelo menos, uma paragem







 

Caminhando-se pela baía de S. Martinho do Porto, vai-se dar à Praia de Salir do Porto, uma praia fluvial banhada pelo Rio Tornada (ou Rio Salir) que desagua na baía de São Martinho do Porto, que por sua vez está ligada ao Oceano Atlântico. Esta Praia está situada na zona baixa da aldeia e é de areias soltas possuindo duas partes distintas: a que é acessível directamente da Aldeia e a que fica na outra margem do Rio, já do lado de São Martinho e das Dunas.
A praia é facilmente localizável, estando indicado o caminho com uma placa logo à entrada da aldeia. É proibido circular com veículos nas dunas e na praia. Com algumas infra-estruturas de apoio, não é vigiada. Tem, no entanto, uma bela vista sobre a barra e sobre S. Martinho.









Salir do Porto é uma aldeia sede de freguesia. Pertence ao concelho de Caldas da Rainha e ao distrito de Leiria. A freguesia é composta pelos lugares de Salir do Porto, Casais de Salir do Porto e Bouro.

2 comentários: