terça-feira, 2 de abril de 2019

Cascata da Portela do Homem....Uma das mais belas cascatas do Gerês....


Esta Cascata é a porta de entrada entre a Galiza e o centro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na localidade de Terras do Bouro.




A Mata da Albergaria é um dos principais bosques que fazem parte do Parque Nacional da Peneda Gêres e ao percorrer o caminho até à Portela do Homem depara-se com uma magnífica cascata, a Cascata do Rio Homem ou como também é conhecida Cascata de Leonte. 







Localizada no concelho de Terras de Bouro mais especificamente Caldas do Gêres, esta cascata forma-se pelo cair das águas do Rio Homem sobre um penedo de rocha granítica originando uma fantástica lagoa de águas límpidas. De todas as principais cascatas do Gêres é uma das mais conhecidas, devido à sua localização, pois encontra-se apenas a 2 quilómetros da Portela do Homem junto à ponte por ali existente.







Como chegar até a Cascata do Rio Homem?


Com partida do centro das Caldas do Gerês, siga em direção à Barragem da Caniçada. Mais alguns metros à frente encontrará um entroncamento à esquerda com a indicação “Ermida”. Siga nessa direção, e percorrerá uma estrada apertada mas com belas paisagens.


Mais à frente alguns quilómetros, começará a ver alguns riachos de água, que pertencem ao Rio Arado. Em seguida, na mesma estrada, encontrará do seu lado direito, as Cascatas do Rio Homem, na Portela do Homem. Recomenda-se a visita durante o verão, para se refrescar nas belas e límpidas águas da cascata.


 

1 comentário: