sábado, 13 de abril de 2019

Uma praia no coração do Alto Minho onde só mergulham os corajosos





Um manto verde reflectido na água cristalina. Uma praia que é muito mais do que um palco do festival Paredes de Coura. Eis a Praia Fluvial do Taboão.

Se acha que a água das praias da Costa de Caparica é fria e que a água das praias do Norte como Caminha ou Vila Praia de Âncora é gelada é porque, muito provavelmente, nunca mergulhou no rio Coura. Diz-nos a experiência que não deve haver água mais fria do que esta. É que até estalam os ossos. Mas também nos diz a experiência que não há coisa mais refrescante e relaxante do que esta. A sério. Afinal, onde é que hoje em dia podemos estender a toalha à sombra de um carvalho numa imensidão de verde a ouvir a água a correr e os pássaros a cantar, sem termos de partilhar os metros imediatamente à nossa volta com outras pessoas? São cada vez mais raros lugares assim. Felizmente, a Praia Fluvial do Taboão, em Paredes de Coura, é um desses lugares. A multidão que a procura nos dias do festival de música que ali se realiza em Agosto é o contraste absoluto de um dia normal por aqui.












Este lugar idílico permite desfrutar da paisagem que se estende dos marginais campos agrícolas até à aprazível praia fluvial, apreciando o bucolismo, a beleza, a poesia simples e calma. Sendo um dos principais cartões de visita do concelho, é um local onde a natureza, em conjugação harmoniosa com algumas infra-estruturas, convida a múltiplas actividades.

Rodeados de um magnífico ambiente, os que visitam esta praia podem ali passear, ao longo de um enorme manto verde, apreciando o canto dos pássaros e o suave correr das águas do rio Coura.

No Verão, a calma desta praia dá lugar a um frenesim de veraneantes que encontram na relva desta praia uma excelente alternativa às areias do mar.



A Praia Fluvial do Taboão dispõe de balneários públicos e disponibiliza ainda um campo de jogos.

"O Retiro do Taboão" é o café-restaurante que completa o leque de ofertas da praia.



Fonte:https://www.paredesdecoura.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário