quinta-feira, 23 de maio de 2019

Salina de Castro Marim proporciona experiências iguais ao Mar Morto

Salina da Barquinha permite a experiência única de flutuar nas águas de Castro Marim (Foto D.R.)


Existem em Portugal duas piscinas salgadas abertas ao público, sendo que existem cinco conjuntos de salinas no país, segundo a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
Na Salina Barquinha, em Castro Marim, no Algarve, o sal é produzido há quase dois mil anos através da água proveniente do estuário do rio Guadiana.
Em Castro Marim pode-se tomar um banho salgado e boiar numa piscina com 250 gramas de sal por litro. A Salina Barquinha pode ser visitada de quarta-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas. 
“Para usar a piscina salgada, aberta de meados de novembro a princípios de abril, não é necessário fazer reserva prévia. As entradas custam 6 euros por adulto e 3 euros abaixo dos 14 anos. Há ainda a opção de escolher um banho e um tratamento de argila, 12 euros”, informa a NiT.
Além destes banhos minerais, há visitas guiadas ao espaço. Com duração de uma hora, esta atividade custa 10 euros por adulto e 5 euros para menores de 14 anos em grupos de menos de quatro pessoas. Para grupos maiores, os preços diminuem para 6 euros e 3 euros, respetivamente.
Aveiro também tem salinas
Na Ria de Aveiro encontram-se as salinas de Aveiro, que têm uma junção de água doce dos rios Vouga e Antuã e de água salgada oceânica.
As salinas de Aveiro estão abertas ao público entre 15 de julho e 15 de setembro para os “Banhos Salgados”. “A atividade decorre numa piscina feita com as lamas que constroem a marinha”, explica a New in Town.
Segundo a NiT, a água é extremamente salina, o que permite boiar numa experiência descrita por muitos como similar à do Mar Morto e contém nutrientes e minerais na água e na lama são benéficos para a circulação sanguínea e hidratação da pele.
A piscina está aberta ao público das 10 às 19 horas, dependendo do clima, sendo que os banhos salgados custam 4 euros por pessoa para um dia inteiro. A salina está aberta todos os dias de março a outubro. No inverno encerra à segunda-feira.
(ES/CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário