domingo, 2 de junho de 2019

Chegaram as Festas de Lisboa! Conhece os programas que não podes mesmo perder com entrada grátis!


O programa que todos os anos faz do mês de junho o mais animado da cidade está aí e promete centenas de sugestões gratuitas e ao ar livre.



Este ano, os organizadores (EGEAC) foram buscar inspiração aos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, mas também à música de António Variações, que faria 75 anos.

As Festas começam no dia 1 com um espetáculo nas alturas que traz a Lisboa uma das artistas de funambulismo (arte de caminhar sobre uma corda) mais conhecidas do Mundo: Tatiana-Mosio Bongonga.

A partir das 19:30, vai andar 300 metros numa corda bamba de arame, colocada a 33 metros de altitude, na Alameda D. Afonso Henriques. Enquanto caminha até à Fonte Luminosa será acompanhada pela música da Banda da Armada e elementos da companhia circense Basing.

A maioria dos arraiais da cidade também começa no primeiro dia do mês, espalhando os bailaricos e o cheiro a sardinha assada por toda a cidade.

Como sempre, os mais novos também não foram esquecidos e estão convidados a passar pelo Teatro LU.CA no primeiro fim de semana do mês, que terá várias oficinas e espetáculos gratuitos. E outras propostas haverá por toda a cidade para assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho).

Mantendo a tradição, as marchas voltam a descer a Avenida da Liberdade a 12 de junho, naquela que é sempre a noite mais longa da capital.

Nesse mesmo dia, a Praça de Londres promete receber “a festa mais herege da cidade”, batizada com o nome “Os Santos Pecadores”, que propõe uma viagem “pelas raízes ancestrais sul-americanas até à extravagância tropical urbana, passando pelo afro eletrónico e eletrizante”.

Se gostas de vídeo mapping, marca na agenda o dia 13, porque a Museu Arpad-Szenes Vieira da Silva vai receber um espetáculo na fachada do edifício e no jardim das Amoreiras (em frente).

E porque a cidade não para, nos dois dias seguintes o fado vai regressar ao castelo de São Jorge com uma dupla de concertos improváveis: Ana Moura e Sopa da Pedra atuam a 14 de junho e de Raquel Tavares e Gospel Collective no dia 15.

A EGEAC anunciou ainda vários festivais de cinema,, exposições nas galerias municipais, peças de teatro, exposições, além do já tradicional Arraial Pride, marcado para o dia 22 de junho na Praça do Comércio.

O final de festa faz-se com um grande concerto dedicado a António Variações, dia 29 de junho. A partir das 22hoo, Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena D’Água, Manuela Azevedo, Paulo Bragança e Selma Uamusse vão subir ao palco para lembrar os maiores sucessos do cantor.


 O programa das Festas de Lisboa é gratuito. Conhece-o aqui de uma ponta à outra.



Sem comentários:

Enviar um comentário