quinta-feira, 20 de junho de 2019

Existem 2 espécies de cobras venenosas em Portugal... saiba onde se encontram e o que deve fazer se for mordido.....




Devido ao recente acontecimento de um homem ter sido mordido por víboras da espécie víbora-cornuda, em Marvão, no Alentejo, resolvemos dar aqui umas dicas relativamente a evitar este tipo de incidente.

Só existem 2 espécies de cobras venenosas em Portugal: a víbora-cornuda e a víbora de Seoane. ambas estão espalhadas um pouco sobre todo o território português mas é raro avistar qualquer uma delas. Os lugares com mais probabilidade de se avistar ou de se cruzar com uma são na Serra da Estrela e no Parque Natural de Montesinho.


Tanto no caso da víbora-cornuda como no caso da víbora de Seoane, a mordida não é fatal, excepto nos casos dos idosos e das crianças, em que a mordida PODE SER FATAL, por estes não terem defesas suficientes para combater o efeitos do veneno. Mas atenção, a mordedura de qualquer uma destas víboras pode não ser fatal, mas pode deixar mazelas para o resto da vida.


Se avistar uma destas cobras, não se aproxime, não faça movimentos bruscos e não a tente matar ou capturar, pois elas mordem se se sentirem em perigo. Ela irá naturalmente esconder-se de si ou fugir.


Se acontecer ser mordido. desloque-se o mais depressa possível ao hospital mais próximo.


Por último, quero apenas referir que as víboras mais jovens destas espécies podem ser mais perigosas que as adultas, porque ao morderem, injectam todo o veneno que têm nas suas glândulas, ao contrário das adultas, que têm mais controlo sobre o veneno injectado e apenas injectam uma parte do mesmo.



Foto:http://museuvirtual.activa-manteigas.com

20 comentários:

  1. Infelizmente estão praticamente extintas.

    ResponderEliminar
  2. Boas instruções mas suponho que esqueceu mencionar as duas espécies de víbora existentes no Parque Nacional do Gerês.

    ResponderEliminar
  3. Julgo que estão dentro das duas espécies que menciona pelo que, possivelmente, faltará apenas acrescentar o Parque Nacional do Gerês onde se podem encontrar estas víboras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui na minha zona já houve no passado alguém mordido po
      r tal

      Eliminar
    2. Zona do concelho de Pampilhosa da Serra

      Eliminar
  4. Há aqui algumas informações erradas. Primeiro, existem 4 espécies de serpentes em Portugal: 2 cobras (cobra-de-capuz e cobra-rateira) e 2 víboras (víbora-cornuda e víbora-de-Seoane). As 2 espécies de cobras não são perigosas para nós. Não é correcto chamar cobras às víboras. Todas são serpente, mas cobras são as serpentes da família dos colubrídeos e víboras da família dos viperídeos. Em relação à distribuição destas espécies, a víbora-de-Seoane, em Portugal só ocorre no extremo norte do país. Grande parte da sua distribuição encontra-se dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês e ocorre também na Serra do Larouco e perto de Paredes de Coura. A víbora-cornuda ocorre um pouco por todo o país, mas com uma distribuição muito fragmentada, acabando por ocorrer quase só em serras e outras zonas pouco alteradas pelo Homem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando no início disse serpentes queria dizer "serpentes venenosas"

      Eliminar
  5. No Alto Alentejo Serra de Portel já foram avistadas Cerpentes da espécie Vibora cornuda

    ResponderEliminar
  6. Peso desculpa por aquilo que bou comentar, más existen mais especies de cobras ou serpientes, no noso territorio, e muintisimo venenosas, estas acaban con casanentos, familias inteiras, empresas e amistades, saben chamadas as más linguas,e sin estao espalhadas por todo o territorio, en caso de as avistar fujam o mais rápido posivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprender primeiro a escrever português e só depois vir falar das viboras de dois pés.

      Eliminar
    2. Boa,gostei😂😂😂 Essas sim, são as mais perigosas,mas existem em todo o mundo.

      Eliminar
  7. Na serra de Sintra existe a vibora cornuda.

    ResponderEliminar
  8. A serra de sintra habita a vibora cornuda que tem a cabeça triangular... São diferentes das cobras comuns. Infelizmente dão caça aesses animais. O humano é muito pior que a serpente. Obrigado pela informação

    ResponderEliminar
  9. Ontem avistei uma cobra ou víbora (não sei diferenciar) na beira de um terreno onde tem muito mato e eucaliptos aqui em Custóias/Matosinhos. Ela tinha uns 30cm, pele castanha com rajada preto. Parecia essa da foto.

    ResponderEliminar
  10. Já vi duas em minha casa no Estoril!!!?

    ResponderEliminar
  11. Ontem avistei uma na serra de Sintra, perto da Quinta da Regaleira, vim confirmar agora a espécie pois ouvi dizer que existiam viboras por aqui e é igualzinha à da imagem

    ResponderEliminar
  12. Serra da Arrábida em Sintra, corrijo

    ResponderEliminar