terça-feira, 18 de junho de 2019

“Maré vermelha” interdita banhos em praias do Algarve



Foi no final da passada segunda-feira que soou o alarme: na zona costeira do Algarve que fica entre a Ilha do Farol (Faro) e a Vilamoura (Loulé) o mar tornou-se vermelho com a presença de uma alga e a Autoridade Marítima Nacional, aconselhada pela Agência Portuguesa do Ambiente, decidiu interditar as praias afetadas, já que a tal mancha era tida como “potencialmente perigosa para a saúde pública”







Mas afinal as algas que apareceram na costa algarvia e que dão uma coloração vermelha à água não são prejudiciais à saúde humana. A Universidade do Algarve já fez análises à água e, garante a bióloga marinha e vice-reitora, Alexandra Teodósio esta maré vermelha não é prejudicial aos banhistas.

Estas algas são, como explica, "dinoflagelados", um tipo de microalga. "Esta espécie não é prejudicial aos banhos, a pessoa pode tomar banho na mesma", assegura.




 E há até uma dimensão atrativa destas algas, como explica Alexandra Teodósio, tomando como exemplo a costa da Califórnia. "É uma espécie bioluminescente. Durante a noite produz fluorescência, é muito bonito de ver" conta a bióloga, que admite ter assistido a esse espetáculo in loco durante a última noite. "Há sítios, como a Tailândia, onde as pessoas pagam para fazer esta atividade."




Fonte: tsf





1 comentário:

  1. Deve ser um espetaculo encantador. a natureza mostra-nos coisas que nem me passava pela cabeça que existissem. Adorava ver

    ResponderEliminar