sábado, 29 de junho de 2019

Santuário de Santa Luzia - uma das principais atracções de Viana do Castelo e um dos santuários mais belos de Portugal




O Santuário de Santa Luzia é uma das principais atracções de Viana do Castelo. Este templo monumental encontra-se no monte de Santa Luzia (228 m.), nos arredores da cidade.






Situada no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a Basílica de Santa Luzia, foi começada a construir em 1903 e terminada em 1943, com projecto do arquitecto, Miguel Ventura Terra. A última fase da construção da basílica, que é considerada como inspirada na Basílica de Sacré Cœur, de Montmartre, Paris, viria a ser dirigida pelo arquitecto Miguel Nogueira, que contou para o trabalho sobre o granito, com o mestre canteiro, Emídio Pereira Lima. Está edificada sobre uma planta em forma de cruz grega e a sua arquitectura tem elementos neo-românicos e bizantinos, no topo da basílica uma varanda permite, em dias sem neblina, um vastíssimo panorama da região. A estátua de bronze, do Coração de Jesus, colocada na entrada, datada de 1898, é da autoria do escultor, Aleixo Queirós Ribeiro, os dois querubins do altar-mor, são da autoria do escultor Leopoldo de Almeida e esculpidos pelo Mestre Emídio Lima e Albino Lima, em mármore de Vila Viçosa. Os vitrais das rosáceas foram executados na oficina de Ricardo Leone, em Lisboa, o fresco que representa a via-sacra e a Ascensão de Cristo, na cúpula, tem como autor, M. Pereira da Silva. O carrilhão é composto por 26 sinos.





A partir da colina de Santa Luzia pode contemplar uma vista deslumbrante sobre a costa e o vale do Lima. Para subir até ao templo poderá utilizar o teleférico que parte de uma zona próxima da estação ferroviária.

Também poderá ir de carro (3,5 km), ou a pé (2 km por etapas).

Próximo da basílica, também localizadas nas montanhas, irá encontrar as ruínas da Cidade Velha.



Morada: Monte de Santa Luzia, Apartado 21
4901-009 Viana do Castelo



 

Sem comentários:

Publicar um comentário