domingo, 7 de julho de 2019

Uma parte da Lisboa subterrânea vai abrir para nos levar numa visita misteriosa debaixo de terra.




Uma parte da Lisboa subterrânea vai abrir para nos levar numa visita misteriosa debaixo de terra. A Galeria Subterrânea do Loreto, gerida pelo Museu da Água, tem 2835 metros e é uma das cinco galerias que integravam o sistema Aqueduto das Água Livres. Atreve-se a descer às profundezas? Todas as visitas guiadas requerem marcação.







O Museu da Água é mantido pela EPAL e reúne a história do abastecimento de água a Lisboa. Além da exposição permanente, é possível visitar o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.







A Galeria Subterrânea do Loreto é um dos ex-libris do monumento. Trata-se de uma visita debaixo da terra. Todos os espaços do Museu da Água estão disponíveis para visitas livres de terça-feira a domingo, entre as 10 horas e as 17h30. Já as visitas guiadas requerem marcação prévia.

Os passeios guiados subterrâneos custam 6€. Para os miúdos com menos de 12 anos são gratuitos. Há quatro percursos. Pode escolher a visita entre o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e o Miradouro de S. Pedro de Alcântara, que acontece no primeiro e último sábado de cada mês, às 11 horas.


O percurso entre o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e o Reservatório da Patriarcal, no Jardim do Príncipe Real também acontece no primeiro e último sábados do mês, às 11 horas.

Há ainda o percurso entre o Reservatório da Patriarcal e o Miradouro de S. Pedro de Alcântara (todos os sábados às 11 e às 15 horas) e o percurso entre o Reservatório da Patriarcal e a Rua d’O Século (mediante marcação).


Mais informações aqui: aqui


📸 Ana Luísa Alvim | CML

1 comentário: