Uma parte da Lisboa subterrânea vai abrir para nos levar numa visita misteriosa debaixo de terra. A Galeria Subterrânea do Loreto, gerida pelo Museu da Água, tem 2835 metros e é uma das cinco galerias que integravam o sistema Aqueduto das Água Livres. Atreve-se a descer às profundezas? Todas as visitas guiadas requerem marcação.
O Museu da Água é mantido pela EPAL e reúne a história do abastecimento de água a Lisboa. Além da exposição permanente, é possível visitar o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
A Galeria Subterrânea do Loreto é um dos ex-libris do monumento. Trata-se de uma visita debaixo da terra. Todos os espaços do Museu da Água estão disponíveis para visitas livres de terça-feira a domingo, entre as 10 horas e as 17h30. Já as visitas guiadas requerem marcação prévia.
Os passeios guiados subterrâneos custam 6€. Para os miúdos com menos de 12 anos são gratuitos. Há quatro percursos. Pode escolher a visita entre o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e o Miradouro de S. Pedro de Alcântara, que acontece no primeiro e último sábado de cada mês, às 11 horas.
O percurso entre o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e o Reservatório da Patriarcal, no Jardim do Príncipe Real também acontece no primeiro e último sábados do mês, às 11 horas.
Há ainda o percurso entre o Reservatório da Patriarcal e o Miradouro de S. Pedro de Alcântara (todos os sábados às 11 e às 15 horas) e o percurso entre o Reservatório da Patriarcal e a Rua d’O Século (mediante marcação).
Mais informações aqui: aqui
📸 Ana Luísa Alvim | CML
Posso marcar através do que?
ResponderEliminar