sábado, 3 de agosto de 2019

Nova espécie de peixe gigante no Tejo pode pesar 100 quilos e ter mais de dois metros


Se por estes dias vir, junto ao Tejo, um peixe com uma boca enorme, com, pelo menos, mais de um metro e meio de comprimento e com 50 ou mais quilos de peso a galgar a margem e engolir um pombo ou um pato saiba que acabou de ver um siluro a caçar. Este peixe, vulgarmente conhecido como peixe-gato europeu, é uma das 57 espécies exóticas a viverem no Tejo e uma das mais recentes a ser detectada. Pode vir a revelar-se uma ameaça para as espécies naturais do rio.

O Siluro (Silurus glanis) é uma espécie originária da Europa Central e pode atingir mais de 2,5 metros de comprimento e mais de 100 quilos de peso. Foi detectado pela primeira vez na Península Ibérica no Rio Ebro, em Espanha, em 1974. Na parte espanhola do Tejo a primeira identificação data de 1998 e na parte portuguesa apenas foi observado em 2014.

O maior siluro apanhado em Portugal foi capturado em Santarém por um pescador, media dois metros e pesava 58 quilos. 


A espécie é classificada como oportunista e necrófaga, por se alimentar de outros peixes mortos no fundo dos rios, embora coma outros peixes e até aves ou outros animais que estejam junto às margens. “Basicamente come tudo o que lhe caiba na sua enorme boca”, explicou ao PÚBLICO Filipe Ribeiro, um dos investigadores do Mare que coordena parte da investigação às espécies não naturais dos rios portugueses.



Fonte: publico

1 comentário: