segunda-feira, 11 de novembro de 2019

11 de Novembro Dia de São Martinho....conheça a Lenda!







"No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho." O dia de São Martinho é celebrado a 11 de Novembro e traz consigo o ritual de fazer um magusto - assar castanhas e comê-las numa celebração com amigos e familiares e, também, de provar o vinho novo da colheita do verão anterior. O fenómeno do "verão de São Martinho" - nesta altura costumamos ser brindados com alguns dias de sol - está relacionado com a lenda deste bom santo. Conheça esta história que aquece os corações!

Conta a lenda que num chuvoso e frio dia de Novembro um nobre soldado romano, ao regressar a casa depois de uma dura e longa batalha, encontrou um mendigo com as roupas todas rasgadas, cheio de frio e de fome. Sem pensar duas vezes, o soldado pegou na sua aconchegante capa de lã e com um rápido golpe de espada cortou-a ao meio, dando uma das metades ao pobre homem. Este ficou muito emocionado e revelou-lhe que muitas pessoas haviam passado por ali, mas nenhuma delas tinha sequer olhado para ele.

O soldado, apesar de cansado da longa e dura batalha que travara, apiedou-se do homem que se encontrava no caminho e, como recompensa, Deus fez com que a chuva e o vento parassem. As nuvens abriram e deram lugar a um sol radioso que os aqueceu e secou. Este homem chamava-se Martinho e, a partir desse dia, e durante pelo menos três dias, o sol aquece o frio e chuvoso mês de Novembro. É o chamado Verão de São Martinho.


São Martinho nasceu na actual Hungria, no ano de 313, em pleno domínio romano. Este Santo lutou contra tudo e contra todos, inclusive contra o seu próprio pai, para defender a sua vocação e a sua crença em Deus. Apesar de ter feito parte de um contingente militar romano, para agradar a seu pai, São Martinho nunca deixou de defender os fracos e oprimidos e de lutar contra a injustiça.

Ao chegar à conclusão que a sua vida não tinha sentido, Martinho abandonou o exército e partiu de casa, abraçando uma vida de isolamento e reflexão. Desenvolveu um importante trabalho de evangelização, ajudando a converter ao Cristianismo inúmeros povos.

É habitual festejar-se o Dia de São Martinho comendo castanhas e bebendo água-pé. Aparentemente não existe uma relação directa entre estes acontecimentos. Pensa-se, no entanto, que a tradição teve a sua origem porque em Novembro é a época das castanhas, coincidindo com o final das vindimas e com a preparação dos primeiros vinhos. E os ditados populares não nos deixam dúvidas:

“No Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.”

"Por S. Martinho semeia fava e o linho.

"Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho."

"No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho."

"No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho."
 

Sem comentários:

Enviar um comentário