terça-feira, 12 de novembro de 2019

Ruinas de Freixo de Numão são consideradas o "Machu Picchu" Português



Freixo de Numão é uma vila, do concelho de Vila Nova de Foz Coa, cheia de história e com belas paisagens e sítios arqueológicos como é o caso de Prazo. Uma janela no tempo.


 “O Prazo oferece uma maior janela temporal porque tem ocupação desde a pré-história aos romanos e à época medieval. É também um lugar fantástico e nível paisagístico”.





No perímetro urbano da freguesia de Freixo de Numão pode visitar o Museu Da Casa Grande, instalado num belo Solar Barroco (segunda metade do séc. XVIII), com mostras significativas de Arqueologia e Etnologia. No quintal anexo, ruínas romanas, medievais e modernas, tendo ainda ali sido recolhidos materiais da Idade do Ferro.

Imponente, como sítio arqueológico mas também como miradouro, é o Castelo Velho, onde campanhas sucessivas de escavação têm permitido estudar um povoado dos III e II milénios A.C. (Idades do Cobre e do Bronze). Povoado fortificado ou apenas sítio monumentalizado, questões que os investigadores hoje colocam quanto às funções de tão ancestral símbolo da presença humana na região.






Vestígios importantes do Calcolítico, podemos igualmente encontrá-los nos abrigos do Vale Ferreiro e da Painova. No entanto, é no sítio do Prazo que valiosos vestígios do Neolítico Antigo estão agora a começar a ser postos a descoberto.

Outros sítios elevados como 0 Alto dos Barreiros, Alto de Santa Eufemia, lugar Do Castelo de Freixo de Numão, têm-nos surpreendido com achados que vão do Calcolítico à Idade do Ferro!

Da presença dos Romanos cheiram-se vestígios por toda a parte no aro de Freixo de Numão e limítrofes. Em fase de estudo avançado encontram-se as villas rústicas: do Prazo, com três ocupações (séc.l/II d.C, segunda metade do séc. III d.C. e a era de Constantino - séc.IV d.C.); do Rumansil (ocupado desde a segunda metade do séc. III d.C. até ao séc. V d.C.); do Zimbro II (com ocupação desde o séc. I d.C. até ao séc. IV d.C.; da Colodreira/ Escorna Bois (com ocupação a partir dos finais do séc. II d.C. até aos sécs. VI d.C.); entre outros. No que é hoje a área urbana da freguesia de Freixo de Numão, deve ter existido um importante castro (Idade do Ferro), depois fortemente romanizado. Vestígios de um grande vicus ou até mesmo de uma provável civitas, jazem debaixo de casas e ruas da zona antiga da freguesia. Referência (através de achados epigráficos) a deuses e deusas como Juno, lovi (Júpiter), Lares, Breaegui, Turocicis favorecem as suspeitas da existência dessa civitns!






Em bom estado de conservação encontra-se o troço de 500 metros de calçada romana no lugar de Regadas, bem como uma lagareta cavada na rocha, ferraria e provável Mutatio.

No sítio do Laranjal, um conjunto de quatro lagaretas cavadas na rocha quererão dizer-nos da importância de todo aquele vale, na era dos imperadores, no que toca à produção vinícola.


da Alta e Baixa Idade Média, os vestígios mais significativos encontramo-los na Igreja Medieval do Prazo . Variados tipos de sepulturas, infra e extra-muros da "velha igreja", quererão indicar-nos tempos diferentes, rituais distintos executados por homens de diferentes épocas. Cerca de quatro dezenas de esqueletos foram exumados e encontram-se em fase de estudo.



No fundo das Regadas pode ainda apreciar um raro exemplar de Moinho de Cubo com a data de 1715.
A juntar a este valioso património arqueológico, um riquíssimo património natural, onde sobressai a Reserva Florística da Mela, O Forno-Anta da Colodreira, as quedas de água do Pontão das Três Bocas.

Por tudo isto, a zona de Freixo de Numão (antiga S. Pedro de Freixo) merece a nossa e vossa visita.





Localização das Ruínas do Prazo

A Estação Arqueológica do Prazo situa-se na localidade de Prazo, em Freixo de Numão (Guarda). Ver a localização das ruínas no Google Maps.  Coordenadas GPS: N 41 04.112′ W 007 14.598′
Para chegar às ruínas do Prazo, existem duas opções:  A partir da freguesia de Freixo de Numão, pelo caminho do Tanque do Sapo. A partir do Alto da Touca, pelo caminho dos Bons Ares e Alto de Santa Eufémia. A distância é de cerca de 3 km de ambas as freguesias.


Fonte:cm-fozcoa
Fotos:Sapo
Informação de Localização: Os meus Trilhos)

Sem comentários:

Enviar um comentário