terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Aldeia de Campo Benfeito - (viseu)...O paraíso aqui tão perto!



A aldeia de Campo Benfeito pertence à freguesia de Gosende, em Castro Daire. Situada em plena serra de Montemuro, Campo Benfeito possui um enquadramento natural único que vale a pena apreciar! A natureza une-se à cultura, marcada pela ruralidade típica de uma aldeia sempre ligada à agricultura. Abraçada pela serra de Montemuro, a aldeia ainda hoje vive nas tradições que herdou do passado. Uma herança bem visível na arquitetura das casas típicas, construídas em granito regional.



O local merece um passeio prolongado pela povoação - pode aproveitar para desfrutar da simpatia das gentes de Campo Benfeito - passando pelo miradouro, onde pode apreciar o pelourinho, mas também junto aos ribeiros, onde as águas são límpidas e cristalinas e, nos dias de calor, desfrutar da sombra refrescante dos carvalhos e dos amieiros. Os moinhos típicos de montanha, construídos em granito e cobertos de colmo, são um ex-líbris local que não pode perder. Também a nível cultural esta é uma aldeia rica: aqui decorrem periodicamente peças de teatro profissional e todos os anos acontece o Festival Altitudes que acolhe o Núcleo Teatro Regional da Serra do Montemuro da associação Cultural e Desportiva e recreativa do Fôjo.






A religião é também uma componente importante para as gentes da freguesia de Gosende: aqui se celebram diversas festividades religiosas, com destaque para a Senhora de Fátima do Rossão, no domingo mais próximo de 15 de agosto; São Domingos e Santa Bárbara, no terceiro domingo de julho; e São Pedro em Gosende, a 29 de junho. Depois de um extenso passeio e com o apetite bem aberto pelos saudáveis ares da serra, aposte na gastronomia local que oferece iguarias como broa de milho, enchidos, cabrito assado com arroz de forno e presunto. As características da aldeia oferecem os ingredientes para o artesanato local que aqui se pode usufruir: trabalhos em linho e burel, bordados e cestaria são os produtos mais típicos que pode adquirir no ateliê e loja Casa das Capuchinhas.













Fotos todos os direitos reservados a: http://www.montanhasmagicas.pt

1 comentário:

  1. PORTUGAL.CADA CANTO UM NOVO ENCANTO....CADA PESSOA UMA AMIZADE SAUDADES ...DE QUEM FICA..E DE QUEM PARTE...

    ResponderEliminar