O presépio “Do Lixo Faço Arte”, da autoria de António Costa, que é artesão e funcionário da Câmara de Mértola pode ser visitado no salão da Casa do Povo de Santana de Cambas, de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro.
Num ambiente mágico, o artista celebra a sagrada família e o espírito de Natal num cenário executado com materiais reciclados.
Esta é a quarta vez que o presépio “Do Lixo faço arte” é apresentado ao público e a segunda neste espaço. Todos os anos, o artista renova a exposição com novas imagens e novos cenários.
Este ano, o presépio conta com 38 imagens integralmente elaboradas a partir de objetos que já não cumpriam a sua função original, como tecidos, papel, objetos cerâmicos e motores de eletrodomésticos. Com muita arte, engenho e imaginação, António Costa dá vida às personagens ao apostar no movimento, nos sons, nos cheiros e na iluminação de um cenário que faz lembrar uma gruta.
Para o artista, “o gosto de fazer o presépio, é uma ilusão que vem de criança, até a idade de 10 anos, era frequente montar o presépio, as figuras do presépio eram feitas por mim, procurava barro nos barrancos, troncos, trapos velhos, dava asas a minha imaginação e era assim que realizava a fantasia de Natal”.
“Durante alguns anos, este meu gosto de montar o presépio ficou parado. A ida para a capital de Lisboa desvaneceu um pouco essa tradição. Voltei anos depois, já adulto e homem casado pai de um filho, tive a sorte de ir em passeio a Itália no ano 2001. Pois, com essa viagem, o sonho de criança que se encontrava adormecido, acordou vivo e bem vivo. Tive a sorte de visitar um presépio na cidade de Roma, que nunca mais me saiu da cabeça. Penso que foi o clique para que eu retomasse a vontade de exprimir o que me ia na alma”.
António Costa, 52 anos, é um artista natural de Moreanes e funcionário da Câmara Municipal de Mértola.
A entrada é gratuita e o presépio pode ser visitado todos os dias, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
Fonte:https://www.sulinformacao.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário