terça-feira, 7 de novembro de 2017

Biblioteca Joanina fez 300 anos





Foi considerada uma das mais bonitas bibliotecas do mundo pela CNN e pela revista Travel+Leisure,  tem estatuto de Património Mundial atribuído pela UNESCO e inspirou o filme da Disney "A Bela e o Monstro".
 






Dourados sumptuosos, madeiras exóticas, frescos e milhares de livros raros e antigos, ordenados em estantes até ao teto. Na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, respira-se a história do rei que governou o grande império português no século XVIII.

Ficamos mais próximos da sabedoria neste espaço invulgar onde repousam milhares de livros, alguns dos quais são exemplares únicos no mundo, como a primeira edição dos Lusíadas, a Bíblia Hebraica ou o primeiro de três volumes manuscritos do Antigo Testamento. A Biblioteca Joanina, antes chamada Casa da Livraria, começou a ser erguida em 1717, em pleno século das Luzes, a mando de D. João V (1689-1750), o rei português que privilegiava o conhecimento e que promoveu uma política cultural sem paralelo em todo o país.





 No longo reinado de 43 anos, um dos maiores da história de Portugal, o monarca, que subira ao trono apenas com 17 anos, cultiva o gosto pelas artes, pela ciência e pela literatura. A educação que recebera da mãe, Maria Ana de Áustria, e dos professores jesuítas, aguçara nele a curiosidade e uma notável mestria diplomática que servirá para melhorar as relações externas e reafirmar o prestígio de uma nação que acabara de restaurar a independência após 60 anos de luta contra a dinastia dos Filipes.
 

Com os cofres do reino cheios do ouro proveniente das novas jazidas descobertas no Brasil, garantido pelo imposto “dos quintos”, o jovem monarca desenvolve ao mesmo tempo uma certa apetência pelo esplendor e pelo fausto: o seu ídolo é Luís XIV, o rei sol. Embora os excessos em Portugal não sejam comparáveis aos da corte francesa e o poder régio não seja totalmente inquestionável, o Absolutismo centraliza na figura do soberano ostentação e autoridade. D.João V é rico e governa um vasto Império que se estende por quatro dos cinco continentes.

A viver paz e prosperidade, o rei não fomenta tanto o crescimento da indústria ou do comércio que o fazia cada vez mais dependente de Inglaterra, mas procura sim acompanhar o movimento cultural renovador em marcha na Europa e, investe uma parte do ouro na ciência e no saber, inaugurando o tempo dos grandes empreendimentos com gastos a condizer. Por iniciativa régia fizeram-se obras emblemáticas como o Convento de Mafra, o Aqueduto das Águas Livres, a Real Academia de História, a Academia Cirúrgica Protótipo Lusitana e esta Biblioteca, obra-prima única do Barroco, construída pelos melhores mestres em pintura de frescos, douradores e entalhadores.






 
Trezentos anos depois, esta biblioteca é considerada a mais bela Biblioteca Universitária do mundo, com um espólio inestimável de valor incalculável. É visitada todos os anos por 200 mil pessoas, mais ainda depois da Universidade de Coimbra ter sido eleita Património da Humanidade pela UNESCO em 2013.








Horário Turismo UC

6 de Março a 29 de Outubro de 2017

Bilheteira: 8h45 às 19h00

Circuito Turístico: 9h00 às 19h30

Torre da Universidade: 10:30h às 19:00h (entre 3 de abril e 31 de outubro)

Observações: por razões de segurança é interdita a entrada em dias de mau tempo e a crianças menores de 6 anos;


30 de Outubro de 2017 a 5 de Março de 2018

Loja: 9h00 às 12h45 e das 13h45 às 16h30 | Circuito Turístico: 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Biblioteca Joanina, últimas entradas: Manhã: 12:40h | Tarde: 16:40h.









Texto adaptado Daqui ,

4 comentários:

  1. Fantástico não conhecia, talvez um dia a visitarei.

    ResponderEliminar
  2. Sinto me envergonhada por nunca ter visitado esta biblioteca. Hei de ir com certeza!

    ResponderEliminar
  3. Visitei! Achei linda mas me emocionei mais do que contemplei, porque Universidade em si e seu significado me anestesiaram...

    ResponderEliminar