sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Poça da Dona Beija



Na maravilhosa Ilha de São Miguel nos Açores, na localidade das Furnas, situa-se a encantadora Poça da Dona Beija, famosa pelas suas indicações terapêuticas.  Também conhecida como “Poça da Juventude”, “Água do Poço”, ou “Poça do Paraíso”, a emergência de água férrea, cristalina, da nascente atualmente conhecida como “Poça da Dona Beija” passou inicialmente despercebida no meio da diversidade de águas termais para banhos na freguesia.

Localizada na zona das “Águas Quentes”, na margem de um pequeno braço da ribeira que forma a jusante a Ribeira dos Lameiros, a água quente brotava para o solo enriquecendo-o para a produção agrícola dos famosos “inhames de água quente das Furnas”. A mesma água era ainda conduzida na “levada do Tio Chico Brasil” para um moinho de rodízio localizado nas imediações.

Segundo legado popular terá sido um pároco da freguesia o primeiro utilizador frequente da pequena poça de água quente na gruta da Lomba das Barracas. Lentamente a água ganhou fama. A primeira intervenção governamental ocorreu em 1988 devido ao aumento de afluência à zona. O seu cenário natural levou a que a nascente da gruta da Lomba das Barracas passasse a ser conhecida mundialmente como Poça da Dona Beija por alusão a uma telenovela brasileira que passara localmente. 
















 

Bilheteira



Aberto todos os dias das 07h00 às 23h00, sendo a última entrada de utentes no recinto às 22h30. Os aquistas têm de sair de todas as zonas de banhos pelas 22h45. Os bilhetes de ingresso são adquiridos no local. Taxas de Ingresso:

Entrada - 4,00€

Entrada de criança até aos 6 anos* - 3,50€

*mediante apresentação de documentos de identificação.

O ingresso inclui o acesso às diferentes áreas para banhos termais da Poça, às infraestruturas de apoio e à loja de lembranças. À entrada da loja é disponibilizado um cesto para colocar os seus pertences. Os duches de água fria estão incluídos neste conjunto de serviços, assim como o estacionamento, mediante disponibilidade. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário