terça-feira, 18 de setembro de 2018

Arouca vai ter a maior ponte pedonal suspensa de Portugal... e vai ser transparente!




A ponte envidraçada dos Passadiços do Paiva já está em construção, uma estrutura de 480 metros sobre o rio vai se a maior ponte suspensa em Portugal e a mais bonita da Europa!

 
 A estrutura vai estar apoiada por apenas dois cabos a ligar ambas as margens do rio na zona da garganta do Paiva, fazendo com que seja possível apreciar a cascata das Aguieiras e a escadaria dos passadiços do Paiva a partir de uma cota superior, já que todo o piso será totalmente transparente.


O vão de 480 metros sobre o rio terá uma largura útil de 1,20 metros e pavimento em gradil metálico, no que o objetivo é facilitar a circulação do vento sem oferecer grande resistência às correntes.

Inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales mais profundos das montanhas dos Andes, a nova estrutura anunciada para Arouca integra a rede de vias pedonais já existentes no concelho e terá um custo estimado em 1,7 milhões de euros (mais IVA).

Deverá ficar concluída num prazo de 10 meses, após o que a sua utilização terá efeito no preçário de acesso aos passadiços, cuja entrada custa atualmente um euro por pessoa, sendo grátis para menores de 12 anos e tendo um custo único de 2,5 euros para residentes de Arouca que adquiram um cartão de uso vitalício.



A nova travessia sobre o Paiva será inaugurada no início de 2019









Os Passadiços do Paiva ficam na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro. Ao todo são 8700 metros de passeio, com partida ou chegada em Areinho ou Espiunca, que se percorrem em cerca de duas horas e trinta minutos. O percurso passa pelos Geossítios da Garganta do Paiva, pela Cascata das Aguieiras, Praia Fluvial do Vau, Gola do Salto e Falha de Espiunca. Proporcionam também um passeio pela natureza em estado puro, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. O território Arouca Geopark é reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade.

2 comentários:

  1. Esta noticia esta errada.
    Nao será ponte envidraçada mas sim com uma malha de ferro, nao terá 480 metros mas sim 508 metros.
    Assim sendo será a maior do mundo.

    ResponderEliminar
  2. É pena que não seja construída em vidro,pois existe uma ponte na China exactamente assim e é fenomenal.

    ResponderEliminar