sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Escolas algarvias arrancam ano lectivo com projecto “A Minha Praia”



A Minha Praia é um projeto que pretende consciencializar o público escolar para a conservação do meio marinho, através da criação de uma rede de monitorização do lixo marinho ao longo da costa do Algarve.

O projecto, coordenado pelo Centro Ciência Viva de Tavira, foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) na área da Ciência em 2017 e alia os três Centros Ciência Viva da região (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos e Centro Ciência Viva de Tavira), envolvendo também o projecto Straw Patrol, o Centro de Ciências do Mar (CCMar), a Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA/ARH-Algarve), e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vários municípios algarvios e o empreendimento turístico Pedras d’El-Rei.

No passado dia 28 de Setembro, o Centro Ciência Viva de Tavira iniciou as actividades do projecto “A Minha Praia”, levando alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica 1.º ciclo de Santa Luzia à Praia do Barril para uma sessão de monitorização e limpeza do lixo presente no areal. Às crianças participantes foi feita uma introdução à problemática do lixo marinho, suas origens e impactos, sobretudo como a sua presença nas nossas praias afecta a saúde do meio marinho, o quotidiano das populações residentes e a economia local. Depois, munidos de luvas protectoras, sacos de recolha de lixo e fichas de registo e catalogação, meteram mãos à obra, percorrendo uma parcela da Praia do Barril em busca de todo o lixo visível.



Fonte: https://www.maisalgarve.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário