sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Queiriga: uma gruta secreta com uma lagoa azul em Portugal




As minas de Queiriga situam-se no concelho de Vila Nova de Paiva e são um autêntico tesouro por descobrir. São desconhecidas pela maioria das pessoas mas, aos poucos, há cada vez mais aventureiros que aqui se deslocam para contemplar as grutas formadas aquando da exploração mineira desta zona. São sobretudo os amantes do Geocaching, uma espécie de jogo de caça ao tesouro, que aqui se deslocam à procura das caixinhas secretas escondidas nestes túneis e, são os praticantes deste jogo que são aos poucos dão a conhecer este pequeno paraíso ao resto das pessoas.




  
A freguesia de Queiriga é composta pelas povoações de Queiriga, Lousadela, Minas de Lagares e Quinta das Valas. Dista 6 km da sede do Concelho ficando a sul, entre a margem esquerda do rio Paiva e a margem direita do rio Vouga, numa área de 35 km². Na primeira metade do séc. XX manteve intensa actividade mineira. As gerações na diáspora, maioritariamente por terras gaulesas, representam cinco vezes o número da população residente.
















As minas da Queiriga, ou minas de Lagares, foram uma exploração mineira com um apogeu na década de 40 chegando a empregar 500 operários, entre os quais várias dezenas de técnicos estrangeiros, principalmente britânicos, que na época era essenciais já que em Portugal escasseava a mão de obra qualificada nesta área. Desde então – meados do século passado -, Queiriga sofreu poucas alterações, permanecendo o limite norte da aldeia demarcado pelas casas outrora ocupadas pelos britânicos e actualmente recuperadas pelos locais para habitação permanente. A arquitectura e a disposição de algumas das habitações ainda mantêm as características originais, tais como a caixa-de-ar acessível entre o solo e o rés-do-chão, somente um piso por onde se distribuem todos os compartimentos, duas grandes águas na cobertura e generosos alpendres na fachada principal. Na época, um empreendimento mineiro como este já empregava um bom punhado de pessoas que formavam uma pequena comunidade composta por indivíduos de várias nacionalidades, pois segundo foi referido, eram também contratados técnicos belgas e franceses, especializados em engenharia de minas. É neste aspecto, que o papel social desempenhado pelo centro comunitário assume grande relevância. No pequeno edifício onde funcionava o centro, as pessoas encontravam-se nos tempos livres para fruirem do convívio e do nicho cultural que aí se criara, sobretudo devido ao espaço interior que permitia Actualmente desactivadas, estão a ser objecto de um estudo de exploração turística por parte da Câmara de Vila Nova de Paiva e da empresa concessionária. Os principais minérios extraídos eram: a Cassiterite (óxido de estanho) e a Wolframite (volfrâmio). Estas minas são particularmente interessantes pela forma pouco habitual de desmonte da rocha: não sendo a céu aberto, também não são em galerias. O desmonte foi feito criando grandes espaços sustentados por colunas naturais. Além disso, a busca do filão levou a que o desmonte tenha um desnível muito acentuado.

34 comentários:

  1. Respostas
    1. desconhecia completamente! Excelente apresentaçao e detalhe de informaçao

      Eliminar
  2. Estão abertas ao público ou ainda não?

    ResponderEliminar
  3. OBRIGADO em primeiro lugar. (Pfv) é de acordo com as perguntas já feitas, e se possível, gostaria de visitar com a minha Família e amigos será que me podem ajudar. Reitero meu OBRIGADOo

    ResponderEliminar
  4. Segundo um comentário numa publicação do blog Diário das Viagens, as minas estão abandonadas e completamente acessíveis a qualquer pessoa.

    ://blogdiariodasviagens.blogspot.com/2018/08/minas-de-queiriga-portugal.html

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia completamente. Fiquei maravilhada com tanta beleza. Temos realmente um País lindo.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Óptimas fotos!
    Estas imagens conseguem-se só em condições muito especiais, se se visitar em qualquer dia e a qualquer hora o mais provável é não ver o que estas fotos mostram...

    ResponderEliminar
  8. https://castelodasandrix.wordpress.com/2011/09/06/anta-de-pendilhe/

    ResponderEliminar
  9. http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73159/

    ResponderEliminar
  10. Até podem ser muito bonitas, mas estão abertas a qualquer um, sem qualquer protecção. Um verdadeiro perigo

    ResponderEliminar
  11. https://www.facebook.com/events/388975051686591/

    ResponderEliminar
  12. Fica mais próximo de qual grande cidade de Portugal?

    ResponderEliminar
  13. Primeira vez que li e vi a respeito destas grutas, pelas fotos parecem ser maravilhosas. Portugal e maravilhoso em tudo, Norte a Sul.

    ResponderEliminar
  14. Como residente neste concelho venho informar que estas minas/grutas, não têm visitas acompanhadas.
    O espaço está abandonado pela empresa que têm a concessão.
    Contudo, apesar de já ter tido uma vedação para impedir as pessoas de entrarem, esta foi vandalizada e atualmente qualquer pessoa pode ver / visitar as minas, como se estivesse a ver uma floresta qualquer.
    Porém, aconselho que quando visitarem estas belíssimas grutas, não o façam sozinhos, tendo em atenção que nessa área a rede de telemóvel é fraca.
    E já agora, não se esqueçam de ter cuidado com os buracos!!!
    E boas visitas por Vila Nova de Paiva (podem ver ainda o Museu de Arqueologia do Alto Paiva, Centro de Memória Judaica, Museu Rural de Pendilhe, Igrejas, Pelourinhos, cruzeiros, alminhas, Padrões de centenário...etc e podem fazer prova/compra de produtos locais no Posto de Turismo| Loja TERRAS.

    ResponderEliminar
  15. Que beleza... Agua cristalina, onde as cores do arco iris estão misturadas com a luz do sol, que não quer deixar de complementar a magia e perfeição da Natureza.

    ResponderEliminar
  16. Muito importante o comentário da sra. Claúdia Ferreira. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde...eu acho que as pessoas devem saber ao que é que veem. Apenas fiz o aviso, que é para depois as pessoas não acharem que vêem ver umas grutas como as de mira d'aire, que têm proprietário, que têm guias, bilheteiras, ... A verdade em primeiro lugar...boas visitas a todos.

      Eliminar
  17. Façam visitas com monitores credenciados em grutas naturais completamente fora do contexto turístico a que estão habituados.
    Venham até a Serra de Aire,
    Mais informações info@wxn.pt
    Instagram #walkingxnature
    Facebook walkingxnature

    ResponderEliminar
  18. São Terras do Paiva, também ditas de Aquilino Ribeiro e do Demo.estes bens merecem interpretação e proteção.

    ResponderEliminar
  19. Lindissimo e esta atividade me parece um excelente passatempo em prol de explorar estes lugares maravilhosos !!

    ResponderEliminar
  20. Bom dia.
    As minas podem ser visitadas?

    ResponderEliminar
  21. Atenção que já vi várias referências a estas minas terem desmoronado recentemente, tanto em grupos de locais abandonados no Facebook, como no Google, nos comentários e avaliações. Não consigo confirmar a info, não sou de perto, mas vale a pena informar e rever o artigo para não induzir em erro e atrair pessoas a um sítio que poderá estar mais instável.

    ResponderEliminar