domingo, 24 de março de 2019

Há uns novos passadiços para conhecer e estão em Vila de Rei





Já estão abertos ao público os Passadiços do Penedo Furado, que ligam a Praia Fluvial à zona das quedas de água, em Vila de Rei, concelho do distrito de Castelo Branco.
São 532 metros lineares que podem já ser percorridos, num dos mais belos e mais visitados locais do concelho.


Os Passadiços do Penedo Furado incluem uma ponte na parte final do percurso e plataformas para zonas de descanso, com bancos e miradouros.


O percurso entre a Praia Fluvial e as cascatas vai ser feito de um modo mais rápido, seguro e acessível, beneficiando os milhares de pessoas que anualmente visitam este espaço.








Com a conclusão destas obras, os percursos pedestres ‘Trilho das Bufareiras’, ‘Rota das Conheiras’, ‘Grande Rota da Prata e do Ouro’ e ‘Grande Rota do Zêzere’ ficam novamente disponíveis para serem percorridos.
Futuramente, a autarquia pretende ampliar o percurso dos passadiços para fazê-los chegar à zona dos restantes miradouros deste espaço.
“O objetivo é, a médio prazo, criar um percurso circular abrangendo toda a área envolvente ao Penedo Furado”, explica uma nota de imprensa divulgada pelo executivo municipal de Vila de Rei.



A Praia Fluvial e os miradouros

Os Passadiços do Penedo Furado vêm valorizar a estância balnear mais procurada do concelho.
A Praia Fluvial do Penedo Furado, bastante arborizada, oferece um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, que podem ser apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha.
“Este local é indicado para programas de família, pois a água tem pouca profundidade”, apresenta a autarquia.
Localizada a cerca de 10 minutos de Vila de Rei, pela EN2 e variante à EN2, tem estacionamento fácil, bar, balneários, parque de merendas e parque infantil.
Permite ainda a realização de diversas atividades desportivas, como pedestrianismo, escalada, rappel, slide ou canoagem, sendo um espaço polivalente de recreio e lazer.
Na zona mais elevada, existe um rochedo gigantesco com uma enorme abertura de feitio afunilado, que dá nome à praia, onde foi criado o Miradouro do Penedo Furado, inaugurado em 1964, de onde é possível admirar a magnífica paisagem de serras e montes revestidos de pinhais, a ribeira do Codes, a albufeira da Barragem do Castelo do Bode e algumas casas das povoações envolventes.
Do lado direito do miradouro, existe um nicho com a imagem de Nossa Senhora dos Caminhos, após a qual existe um trilho lateral que permite passar à zona mais baixa do penedo, e descer até à praia fluvial, passando pela denominada “’Bicha Pintada’ – um fóssil que, segundo alguns estudiosos, se crê que tenha mais de 480 milhões de anos, inserido no topo de uma camada de quartzito cinzento-escuro, com 30 cm de espessura.
Próximo do Miradouro do Penedo Furado está o Miradouro das Fragas do Rabadão, onde existe uma via-sacra e um pequeno santuário, cujas imagenss foram oferecidas por populares, de onde se pode apreciar a paisagem até à albufeira de Castelo de Bode e onde se inicia um trilho confluente com o trilho do miradouro anterior, com ligação à ‘Bicha Pintada’.




Fonte original todos os direitos reservados a: https://www.mundoportugues.pt

1 comentário:

  1. Estou muito feliz por já existir o passadiço. Adoro a praia fluvial do Penedo Furado. Parabéns à Autarquia


    ResponderEliminar