quarta-feira, 12 de junho de 2019

Quem passeia pelas ruas do Porto desconhece que por baixo dos seus pés há uma cidade escondida....


A maioria das pessoas que passam pelas ruas do Porto, desconhecem que há uma outra cidade do Porto debaixo dos seus pés. Há uma «invicta» escondida. No subsolo, a História da cidade mistura-se com a do abastecimento de água às populações.

Esta História começou há mais de cinco séculos, no reinado de D. Sebastião, a quem foi pedida autorização para levar a água até à cidade, mas que só bem mais tarde aconteceu. Na altura o objectivo era abastecer cerca de 20 mil pessoas.

Demorou séculos até que o subsolo da cidade e se tornasse numa obra monumental.

No Porto, há cerca de 60 nascentes, mananciais ou minas, desde Salgueiros às Fontainhas, mas as de Arca d' Água eram as mais abundantes. Entretanto, o sistema de abastecimento de água à cidade foi-se alargando e ficando cada vez mais sofisticado. A Fonte dos Leões é uma prova disso.

A cidade já não bebe desta água desde o século XIX. O trabalho de centenas de homens que a pulso escavaram galerias e construíram os aquedutos permanece quase intacto.

Esta água não é potável. Os especialistas que investigaram durante anos o subsolo do Porto defendem, no entanto, que a água pode ser utilizada para outros fins.

Até 2007, foi possível visitar estes espaços, mas a Águas do Porto foi forçada a encerrar o acesso por falta de condições de segurança.

















Foto1 daqui

3 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido tal, confesso. Pena não haver uso para essas belezas.

    ResponderEliminar
  2. Sou do Porto e desconhecia completamente! De facto é pena não se poderem visitar!

    ResponderEliminar
  3. Assim como também existe um túnel que passa por baixo do rio Douro. Da cidade do Porto à cidade de Gaia.

    ResponderEliminar