domingo, 30 de junho de 2019

Universidade de Coimbra entre as melhores do mundo



A Universidade de Coimbra (UC) destaca-se como a melhor instituição de ensino superior portuguesa no indicador ‘International Students’, que diz respeito à captação de estudantes internacionais.

Quanto à classificação geral no prestigiado ‘ranking’ mundial ‘Quacquarelli Symonds’ (QS) a UC sobe uma posição, mantendo-se entre as 500 melhores do mundo.

A UC figura, também, no top 300 mundial, na 281.ª posição, no indicador ‘Academic Reputation’, que avalia a percepção de docentes e investigadores de todo o mundo sobre as melhores instituições de investigação. Alcança, ainda, uma subida assinalável, para o 364.º lugar, no indicador ‘Citation per Faculty’, que avalia o número médio de citações por docente e investigador.

No total, são seis os indicadores utilizados pelo QS WUR para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior mundiais. Para além dos já nomeados anteriormente, são, ainda, tidos em conta os seguintes indicadores: ‘Employer Reputation’, que avalia a percepção de empregadores de todo o mundo sobre as instituições de ensino que formam melhores profissionais; ‘Faculty Student’, que avalia o rácio entre o número de docentes e o número de estudantes; e ‘International Faculty’, que avalia a proporção de docentes e investigadores internacionais.

Cláudia Cavadas, vice-reitora da universidade, refere que “estes resultados agora obtidos vêm reforçar o bom desempenho da UC nos vários ‘rankings’ internacionais”, assumindo, no entanto, que ainda há “grande potencial para melhorar em várias áreas”.

De salientar, ainda, que depois de obter cinco estrelas no QS Stars e de se posicionar sistematicamente no top 500 dos principais ‘rankings’ mundiais, a UC obteve também a classificação máxima em vários indicadores da mais recente edição do Umultirank, divulgada no início do mês, nomeadamente nas áreas da investigação, transferência de saberes e internacionalização.



Fonte:  campeaoprovincias.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário